Sempre gostei de cultivar a terra mas nunca da ideia de utilizar agrotóxicos, mas o problema é implantar no cérebro que a dificuldade de se manter uma horta sem agrotóxicos pode ser compensada por uma colheita saudável. Câncer e doenças neurológicas são alguns dos problemas causados pelo uso de agrotóxicos, o meio ambiente é afetado podendo inclusive, até mesmo contaminar as águas dos rios como de nossas reservas aquíferas e contribuem para o aquecimento global. Dentre os alimentos destacam-se Pimentão Morango, Uva, pepino, etc., os que apresentam maior índice de agrotóxicos no seu cultivo.
Em outubro de 2013 iniciei o preparo do solo onde pretendia plantar uma horta. O terreno estava muito sujo e carregado de materiais que não deveriam estar ali., e me preocupei com a retirada dos mesmos conforme mostram as fotos.
Em outubro de 2013 iniciei o preparo do solo onde pretendia plantar uma horta. O terreno estava muito sujo e carregado de materiais que não deveriam estar ali., e me preocupei com a retirada dos mesmos conforme mostram as fotos.


As fotos do álbum de outubro de 2013 mostra a situação que se encontrava a área que estamos trabalhando, mostra o lixo deixado pelos últimos trabalhadores e os primeiros trabalhos efetuados para deixar o ambiente em condições ideais de trabalho. Basicamente não havia nenhuma estrutura para uma horta saudável. Nessa fase contei com a colaboração de Elson, meu cunhado. No álbum de novembro - 2013 pode se verificar que após 45 dias a vegetação já estava de volta com muita força em todo o terreno trabalhado e antigos moradores (quiabo e maxixe) já estavam se mostrando no terreno, inclusive o quiabo já está com fruto, ou seja, o solo está vivo pronto para ser cultivado. Nesta fase me preocupei em instalar uma caixa d'água para futura irrigação por gotejamento a fim de economizar água e preservar o solo. No álbum de dezembro de 2013 você pode ver a construção de simples estruturas para trabalhar com as mudas e colheitas e a preparação para as primeiras mudas que iriam povoar a nova terra. Contei com a participação especial de minha esposa Telma e incentivo dos meus irmãos que moram em Rolim de Moura, principalmente o meu mano Evaldo que acredita nesse projeto, Leni e seu esposo José Luiz. Eu estava com problemas de saúde (locomoção) e foi uma fase muito difícil.
Galeria de Fotos
Álbum de outubro de 2013
Álbum de novembro de 2013
Álbum de dezembro de 2013
Vou querer acompanhar esse "diário de bordo" de sua horta orgânica. Ficou mesmo interessante. Leitura clara com fotos...tudo de bom. Tá muito legal, mano!
ResponderExcluirObrigado mano pelo incentivo e desculpe pela demora em responder ao seu comentário, mas havia um problema no blog, mas tudo solucionado, estamos de volta ao trabalho.
Excluir